Carreira Estudando

Quer saber qual a carreira ideal pra você? Teste vocacional pode te ajudar!

teste vocacional e cursos ead

Sair do ensino médio e se ver perdido entre tantas opções de carreira, isso é mais comum do que você pensa.

Muitos estudantes recém-formados no ensino médio se sentem perdidos quando saem da escola e não tem a mínima ideia do que fazer na faculdade.

Para isso, o ideal é procurar a ajuda de um psicólogo.

Porém, como sabemos, nem todo mundo tem condições financeiras de pagar consultas rotineiras com um orientador vocacional e, nesses casos, contar com testes vocacionais online pode ser uma boa saída.

Os testes vocacionais online, assim como os que você pode encontrar em revistas e jornais, são apenas referências para a sua escolha.

Basicamente, te ajudam na direção onde você pode caminhar, mas não a definir qual a carreira definitiva para você.

Além de ajudar a traçar um caminho, a orientação vocacional também serve para aumentar o nosso próprio nível de autoconhecimento.

Afinal, com ele, aprendemos a nos conhecer melhor, a conhecer nossas características e habilidades; o que também é fundamental para quem está começando a vida adulta.

Campos de estudo

Como você já deve ter percebido, existem muitos testes vocacionais por aí. E, apesar de muitos deles serem diferentes, seus resultados acabam sendo parecidos.

Basicamente, eles podem te ajudar a definir qual a área de estudo que você mais tem afinidade e, dentro dela, as profissões que você pode se encaixar.

Vamos falar um pouco sobre essas áreas de estudo!

Humanas

Para quem curte ler e não perde um bom debate, os cursos voltados para as ciências humanas e, até mesmo, ciências sociais podem ser ótimas opções.

Cursos como Direito, Pedagogia, História, Teologia, Relações Internacionais Letras e Serviço Social são boas indicações para quem não quer ver matérias exatas, como matemática, física e química pela frente.

Exatas

Já para quem tem mais afinidade com números e curte a ideia de usar cálculos para chegar a resultados precisos, os cursos na área das Exatas são boas opções.

Engenharia, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Física, Química, Farmácia e muitos outros cursos se encaixam exatamente na ideia de fazer tudo com base em números, com base em dados.

Por isso, se você está no Ensino Médio, e curte matérias como Matemática, Química e Física, essa área pode ser a ideal para você.

Biológicas/Saúde

Curte a ideia de cuidar do próximo? A área de estudo das Ciências Biológicas (ou da Saúde, como também é conhecida) pode ser uma ótima opção para você!

Os cursos que abrangem essa área estudam todas as formas de vida (seres humanos, plantas, animais, micro-organismos e etc.).

O objetivo principal desses cursos é pesquisar sobre a estrutura, forma, evolução e funcionamento dos seres vivos e como eles se relacionam.

E se você quiser se aprofundar mais nessas pesquisas, faça o teste vocacional do Quero Bolsa!

O teste vocacional do Quero Bolsa foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner.

O teste, que é bem simples de ser feito, tem como objetivo medir os níveis de interesse, personalidade e inteligência do indivíduo; além de avaliar as habilidades, nível de percepção, raciocínio e memória.

A nossas dicas para teste vocacional

Ah, os testes vocacionais, esses são incríveis para quem ainda não sabe qual curso escolher. Com perguntas que possibilitam entender um pouco mais sobre qual área tem mais a ver com você, por meio desses testes sempre é possível encontrar mais de uma opção de curso.

Esses são três sites mais indicados:

Vídeo que pode te ajudar a encontrar o propósito

 

Leave a Comment