Carreira Dicas de estudo

Qual o melhor tipo de curso para iniciar a carreira?

Se você acabou de sair do ensino médio e ainda não tem a mínima ideia de que curso fazer na faculdade, saiba que você não está sozinho!

Na maioria das vezes, o ideal é fazer acompanhamento psicológico com um orientador vocacional durante o último ano do ensino médio, mas a gente sabe também que nem todo mundo tem recursos financeiros para tal.

Muitas vezes, os testes vocacionais disponíveis na internet podem ser uma ótima forma para te guiar para algum caminho, mas eles também não ajudam a definir uma carreira definitiva; afinal, isso é algo que precisa vir de você e do seu autoconhecimento.

Os testes vocacionais geralmente funcionam com perguntas que pretendem retirar o máximo sobre as suas características pessoais e claro, habilidades.

Mas, para quem ainda está perdido e quer saber o básico sobre os melhores cursos para iniciar uma carreira, separamos algumas informações cruciais! Veja só!

Antes de sair atirando para todo lado à procura de um curso que mais tem a ver com a sua personalidade, é bom saber sobre as áreas de conhecimento que sustentam os cursos do ensino superior e qual a melhor opção para quem está iniciando a carreira.

Cursos de Humanas

Se você tem mais afinidade com as matérias voltadas para as ciências humanas, como história, geografia, comunicação, sociologia, pedagogia, relações públicas e afins, os cursos de Direito, Relações Internacionais, Jornalismo, Pedagogia, Teologia, Ciências sociais, Letras e Serviço social podem ser boas opções.

Cursos de Exatas

Mas, se você tem mais afinidade com as matérias voltadas para as ciências exatas, como matemática, física e química, os cursos de Engenharia, Matemática, Química, Física, Estatísticas, Ciências Contábeis e Computação podem ser ótimas opções.

Cursos de Biológicas

E se você tem mais afinidade com as matérias voltadas para as ciências biológicas e da saúde, os cursos de Biologia, Educação Física, Biomedicina, Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia são as opções ideais.

Bom, como você pode ver, escolher o curso para iniciar uma carreira no mercado de trabalho não é nada fácil.

É preciso se autoconhecer para saber quais áreas poderão te dar tanto retorno financeiro, quanto retorno das suas expectativas.

Se mesmo pesquisando sobre cada curso das três principais áreas de conhecimento você se sentir perdido, a melhor opção é escolher um curso profissionalizante (a maioria deles são gratuitos) e se dedicar a eles.

Na maioria das vezes, os cursos profissionalizantes são de curta duração; possibilitando a você um contato mais rápido e direto com a área.

Por isso, se você ainda está em dúvida sobre o curso que pretende fazer na faculdade, apostar em cursos gratuitos é a melhor saída.

Além de aprender mais sobre uma determinada área, você pode conseguir entrar no mercado de trabalho muito antes do que você pensava!

Uma ótima opção para quem quer começar a ganhar o seu dinheiro mesmo sem estar na faculdade!

Encontre o seu Propósito

Os testes vocacionais são excelentes ferramentas para ajudar a acertar nosso rumo profissional e estudantil.

Se você está com dúvida de qual curso fazer ou qual carreira seguir, não tem nada demais fazer um teste vocacional para ter um sentido.

Opção por um profissional para te aconselhar é uma ótima opção, pode ser muito útil para você!

Algumas dicas para iniciar a sua carreira

Confira as melhores bolsas de estudo que o educa mais brasil, Quero Bolsa, Neora tem disponível em seu portal com milhares de oportunidades para ajudar você a ingressar no melhor curso para dar um up na sua carreira.

Leave a Comment